A Renault renova seu compromisso com o Projeto Noronha Carbono Zero com a entrega de mais 3 novos Kwid E-Tech elétricos. Em parceria com a administração da ilha, que proibirá a entrada de novos veículos a combustão no arquipélago a partir de 12 de agosto de 2023, a fabricante oferece o seu modelo puramente elétrico para test-drive e experimentação.
A nova legislação da ilha ainda prevê, de 2030 em diante, a retirada de todos os veículos movidos a gasolina, álcool e diesel. Atualmente já são 49 veículos 100% elétricos da Renault circulando no arquipélago, que inclusive, possui oficina parceira para atendimento aos clientes locais.
“Mais do que fabricar automóveis, queremos ser reconhecidos como uma marca moderna, tecnológica e inovadora. A gama Renault E-Tech conecta inovação e tecnologia a um mundo mais sustentável. E esta é a nova visão de futuro na Renault do Brasil”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
A primeira fase do projeto aconteceu em 2019 com a entrega dos primeiros carros 100% elétricos para a Administração de Fernando de Noronha. Foram 6 veículos, sendo 3 unidades do Zoe, 2 do Twizzy e 1 do Kangoo. Além dos carros, também foram cedidos 4 carregadores para uso oficial da Administração local em regime de comodato.
A segunda fase foi a inauguração do ecoposto público para o carregamento dos carros elétricos que já circulam da ilha, em uma ação da Mobilize, marca do Renault Group, em parceria com a Administração de Fernando de Noronha, a WEG e a Polo.
O ecoposto, localizado no bairro da Floresta Nova, pode atender até seis carros ao mesmo tempo e gera 26MWh por ano com base de energia solar, através de placas fotovoltaicas instaladas em sua cobertura de 90 m². Além de carregar os diversos carros elétricos que já rodam na ilha, também gera energia para a população local.
Renault Zoe
A terceira fase foi o lançamento do Projeto Trilha Verde, que entregou 10 unidades do Renault Zoe E-Tech, em mais uma ação da Mobilize. Os veículos 100% elétricos são utilizados em Fernando de Noronha pelo projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia Pernambuco, companhia energética do estado.
Os novos Renault Kwid E-Tech elétricos será utilizados utilizada pela equipe da Neoenergia, administração da ilha, empreendedores locais e também por turistas. Além da Renault e da Neoenergia, o programa conta com a participação do Governo de Pernambuco, da administração distrital da Ilha de Fernando de Noronha e outros parceiros.
No Brasil, desde 2013 a Renault comercializa veículos elétricos para empresas e projetos de mobilidade sustentável com os modelos: Zoe E-Tech, Twizy, Kangoo E-Tech e Kwid E-Tech.
Renault Megane E-Tech Electric chega em 2023
Ao todo já são mais de 1.400 veículos elétricos Renault em circulação no país – até o mês de novembro, as vendas ultrapassaram as 1.000 unidades em um único ano. E para 2023, já estão confirmados para o mercado brasileiro três veículos 100% elétricos: Megane E-Tech, novo Kangoo E-Tech e Master E-Tech.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Kwid E-Tech é flagrado no Brasil: arma contra o Dolphin Mini
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Garagem EV: Kwid E-Tech se despede com boa experiência e aprendizados
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Garagem EV: Qual a autonomia real do Renault Kwid E-Tech na cidade?
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Garagem EV: Renault Kwid E-Tech é confiável no dia a dia e gasta pouco